Inicial > Descobre o Grupo IMA > O nosso enfoque RSE

O nosso
Enfoque RSE.

O nosso Enfoque RSE.

A RSE para o Grupo IMA: uma herança,
um horizonte

Devido à nossa história, às nossas origens mutualistas e ao nosso ADN, a RSE faz parte integrante da nossa empresa desde a sua fundação: preocupação com a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes, transparência e confiança com os nossos accionistas, parceiros e prestadores de serviços, raízes locais, criação de empregos sustentáveis e não deslocalizáveis, recrutamento de trabalhadores sazonais, diálogo social ativo e respeitoso, qualidade de vida no trabalho... Os exemplos são numerosos.

collaboratrice souriant
collaboratrice souriant

A forma como conduzimos a nossa atividade, as qualidades humanas e os recursos tecnológicos que utilizamos para ajudar as pessoas em dificuldades ou em situações vulneráveis são, pela sua própria natureza, a encarnação desta exigência de maior responsabilidade empresarial, para além das nossas obrigações de resultados económicos.

Os compromissos de RSE do Grupo IMA

Contribuir para a preservação do nosso ambiente e para a luta contra as alterações climáticas

Enquanto empresa de serviços, a gestão e reciclagem de resíduos e o consumo de energia e água dos nossos edifícios são os nossos principais impactos directos no ambiente.

Inauguração pelo Grupo Macif e pelo Grupo IMA de um campus empresarial moderno, eco-responsável e colaborativo (Le Square) em Nantes. Na vanguarda das normas de construção sustentável e organizado para oferecer a melhor qualidade de vida profissional, o local foi galardoado com o Grande Prémio SIMI 2019

Remodelação de todos os edifícios existentes e construção de novos edifícios para otimizar o seu desempenho energético e proporcionar o melhor conforto e ambiente de trabalho aos colaboradores

Ecologização de telhados e espaços exteriores

O nosso fornecedor de energia injecta um kWh de eletricidade "verde" na rede por cada kWh que consumimos

30% dos veículos dos serviços gerais são eléctricos

Centro de digitalização em Niort para acelerar a desmaterialização dos fluxos de papel

Separação selectiva alargada (papel, cartão, plástico, alumínio, toner, pilhas, REEE, etc.)

Transformação dos resíduos orgânicos do restaurante da empresa em energia "verde" (biogás) e fertilizante agrícola através de um processo de metanização

Contribuir para a redução das nossas emissões de gases com efeito de estufa: investimentos imobiliários, aplicação do decreto relativo ao sector terciário e do plano de eficiência energética

Introdução de um processo digital responsável: de recondicionamento de computadores portáteis, telefones fixos, smartphones e tablets, escolha e duração de vida dos terminais e servidores, localização dos dados, etc.

Ofertas comerciais para responder aos desafios das alterações climáticas: mobilidade sustentável (veículos eléctricos e estações de carregamento, uma frota de táxis a hidrogénio, trotinetas e bicicletas eléctricas, etc.)

Parcerias operacionais com intervenientes no mercado empenhados em descarbonizar as suas actividades: Hype (rede de táxis a hidrogénio), Air France, SNCF, etc.

Apoio a projectos de proteção do ambiente e de luta contra as alterações climáticas: Plastic Odyssey

Acompanhamento dos desenvolvimentos sociais

A presença local é um elemento-chave do compromisso de RSE do Grupo IMA. O Grupo compromete-se a promover o emprego local nas zonas onde opera e desenvolve acções que têm em conta as expectativas dos seus colaboradores. Os principais objectivos são acompanhar o seu desenvolvimento profissional, oferecer-lhes condições de trabalho de qualidade e assegurar a não discriminação e a equidade. Eis alguns exemplos:

Um processo de recrutamento "baseado nas competências" que não tem em conta os diplomas nem os CV, o que facilita o recrutamento de um leque mais vasto de perfis: jovens, idosos, candidatos a emprego de longa duração, etc

Aconselhamento confidencial e anónimo e apoio psicológico aos colaboradores, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana

Instalações para promover a atividade física: estrutura desportiva Inter Mutuelles Sport, campos polidesportivos ao ar livre, desafios, etc

Introdução de um serviço de transporte urbano casa-trabalho adaptado para colaboradores com deficiência

Acções de sensibilização para as diferentes formas de diversidade através de desafios desportivos inclusivos e para colaboradores com deficiência

Sessões de informação, aconselhamento e rastreio: doenças cardiovasculares, sensibilização para deixar de fumar, etc

Parcerias com instituições de ensino superior para desenvolver a integração de estagiários e formandos na empresa

Acordos de teletrabalho vantajosos para facilitar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada

Associações que promovem o desenvolvimento local e se estruturam em torno dos compromissos de RSE do Grupo nos domínios social, cultural, educativo, desportivo e com o meio ambiente

Plataformas de assistência que não deslocalizam

Um programa de sensibilização dos assalariados baseado numa pedagogia ativa: informações regulares na intranet do Grupo (vídeos de boas práticas e profissões de RSE, escapadelas de RSE em linha, etc.), publicações nas nossas redes sociais com #IMATOUSRSE para partilhar as nossas iniciativas, etc.

Ter uma conduta equilibrada na partilha de valores

Desde a sua criação em 1981, a sustentabilidade do Grupo IMA assenta nas relações de confiança com as suas partes interessadas, na satisfação e na fidelidade dos seus parceiros (accionistas, clientes, prestadores de serviços, beneficiários, etc.), no empenho dos seus colaboradores e na sua atratividade para futuros parceiros. O respeito pelos interesses mútuos e a qualidade dos serviços oferecidos e recebidos baseiam-se na transparência dos compromissos contratuais, em processos de compra éticos, numa gestão transparente e fundamentada dos dados e da IA e numa política social justa.

Política de contratação responsável que incorpora critérios de RSE nos concursos

Utilização preferencial de prestadores de serviços, subcontratantes e fornecedores locais

Apoio às redes de prestadores de serviços na descarbonização das suas actividades (formação para trabalhar com veículos eléctricos, promoção de reparações rápidas e da utilização de veículos ligeiros, etc.)

Apoio à criação e aquisição de empresas para sustentar e dinamizar a economia local

Laboratório interno e incubadora dedicados à inovação e abertos aos colaboradores

Co-construção, com os nossos parceiros (accionistas, clientes, prestadores de serviços), de ofertas que conciliem os desafios da sustentabilidade (eletrificação do parque automóvel, mobilidade suave, renovação energética, resiliência da habitação, etc.) e a sustentabilidade socioeconómica do Grupo.

Apoio ao futuro do ecossistema seguro-assistência através de parcerias que contribuem para o desenvolvimento socioeconómico das zonas em que operamos como empregador responsável

Investimentos em empresas em fase de arranque que contribuam para as nossas actividades e para o desenvolvimento dos nossos modelos de negócio: The Treep (desenvolvimento da utilização do comboio como solução de assistência à mobilidade), ZeBorne (serviço de avarias dedicado aos sistemas de recarga doméstica), BeNomad (serviço de orientação melhorado e multicritério para as estações de recarga), etc.

Algumas das iniciativas acima mencionadas são de âmbito global do Grupo, enquanto outras são específicas de uma filial.

Os grandes desafios futuros para as actividades do Grupo

  • Contribuir para a preservação do nosso ambiente e para a luta contra as alterações climáticas

    Elaborar uma trajetória Net Zero para as nossas emissões directas até 2025 para a França e 2030 para as entidades internacionais

    Reduzir o impacto ambiental das nossas actividades de Mobilidade (desenvolvimento da mobilidade suave, etc.) e Habitação (renovação energética, etc.) através de um programa para as transformar até 2035.

  • Acompanhamento dos desenvolvimentos sociais

    Envelhecer bem, saúde, fragilidade e precariedade

    Novas formas de trabalho e de emprego

    Desenvolvimento local dos territórios

  • Ter uma abordagem equilibrada da partilha de valor

    Relações equilibradas entre accionistas, clientes, fornecedores e trabalhadores

    Utilização de dados e inteligência artificial (IA)

    Governação responsável

Descobre o Grupo IMA